terça-feira, 12 de dezembro de 2017

O que realmente significa fomentar?

Por vezes, no meio ágil (não só neste meio, mas este é onde estamos contextualizados), ouvimos que é necessário que se fomente aquela atitude, aquele processo ou aquele pensamento. É um termo que, genericamente, faz parte dos "jargões ágeis" para mudança de mindset[1].

É comum ouvirmos frases como "vamos fomentar um fluxo contínuo", ou ainda "você precisa fomentar o pensamento enxuto", ou ainda "é necessário fomentar a agilidade", entre outras frases, onde esta palavra se encontra. Mas qual é realmente o significa do termo fomentar e qual a sua abrangência?

O termo remonta à sua origem do latim fomentare, que tem o significado original a aplicação de cataplasmas sobre ferimentos na pele, através de compressas de calor. Os cataplasmas são medicamentos, do tipo pomadas, tendo como base a junção de vários ingredientes diferentes. Através de fricções destas pomadas na pele, a pele machucada é provocada a se regenerar, curando-se das suas feridas. Já em nosso vernáculo, o termo adquiriu alguns outros significados:
  1. Incentivar;
  2. Provocar;
  3. Estimular;
  4. Apoiar;
  5. Criar;

Incentivar

As pessoas não fazem as coisas bem feitas, a não ser que se interessem por aquilo que estão fazendo. Incentivar é despertar o interesse. Por vezes somos pressionados a fazer algo, mas não raras vezes estamos alienados do "por que" estamos fazendo. Trazer as pessoas para dentro do contexto, elas farão com mais afinco aquilo que lhes são demandadas;

Provocar

As pessoas constantemente precisam ser desafiadas. Provocar é isso, é "incitar" respostas e reações das pessoas através dos desafios. É extrair o que elas tem de melhor, utilizando o desconforto e instigando o não conformismo.

Estimular

Quando a bateria de um carro descarrega, temos algumas opções: trocar, fazer uma ligação em paralelo com outra bateria (vulgarmente chamado de chupeta) ou fazer pegar no tranco. Trocar é complicado, porque para isso o carro precisa ser levado à loja, fazer "chupeta" carece do cabo e outro carro disponível, pegar no tranco é empurrar até uma velocidade mínima possível e a partir daí o carro religa, a bateria é recarregada e tudo está resolvido. Estimular é isso, impulsionar até "pegar no tranco";

Apoiar

Diz um ditado que "chegar lá é fácil, quero ver é se manter", incentivar, provocar e estimular ajuda as pessoas a "chegar lá", o apoio é que ajuda a "se manter". É sustentar o que está consolidado através de fundamentos e proteção;

Criar

A imaginação é um dos bens mais poderosos que o ser humano possui. Aqui, o criar é fruto desta imaginação. É gerar um processo criativo como melhoria em algo que existe ou para a criação de algo inexistente.
fomentar

Fomentar



Voltando à origem da palavra, entendemos que as 5 dimensões do "jargão" fomentar, visa a "cura", "melhora" de algo que está evidente (ferida na pele) através de processos cuidadosos e mecânicas  aderentes.

 Bora fomentar o time?

[1] Sugiro a leitura do livro "Mindset, a nova psicologia do sucesso"

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Seguir

About Me

Minha foto
Daniel C. Moreira
Sou um apaixonado por leituras. Desde 2000 trabalhando com tecnologia, posso me considerar um "fanático" por resolver problemas da melhor maneira possível e idealizar soluções que atendam ao negócio. Atuo atualmente como Agile Coach, mas já foi Professor, Instrutor, Programador, Desenvolvedor, Analista de Sistemas, Líder Técnico, Analista de Negócio, Gerente de Projetos, além de na vida pessoal atuar como Pastor Evangélico desde 2013. Esta trajetória me beneficiou com uma larga experiência e possibilidade de colaborar com quem precisar!
Visualizar meu perfil completo

Followers